Domine a montagem de Fôrmas para a Viga Baldrame
Olá, neste tutorial nós vamos te mostrar o passo a passo para que você domine a montagem de Fôrmas para a Viga Baldrame que são utilizadas na fundação das edificações.
Este é o Taison nosso assistente técnico. Ele vai nos conduzir nesse processo de montagem, então Mãos à Obra, mas antes um recado sobre segurança.
É sempre importante reforçar a importância da utilização dos EPIs para esse tipo de trabalho, como capacete de proteção, protetor auricular, óculos de proteção, cinto de proteção, luva de proteção e bota de segurança. Antes de iniciar o serviço, é preciso realizar a AR (análise de risco) para verificar se não tem interferência externa como árvores, redes elétricas, piso des revelados e etc. Agora sim, podemos isolar a área iniciar a montagem sempre de acordo com o projeto ROHR.
Vamos garantir que temos tudo o que precisamos: painéis HF, que podem ter várias medidas e alturas, grapas, passadores, tensores, bainhas plásticas, alinhadores, mordaças. Certifique-se de estar sempre com o seu projeto de montagem e que os painéis estejam limpos e com o desmoldante aplicado.
Após a colocação dos gastalhos. Começa a montagem pelos cantos ou encontro das vigas baldrames, conforme indicado no projeto ROHR.
Para vigas com menos de 1m20 de altura, utilizamos os painéis deitados, conforme indicado no projeto ROHR. Nesta montagem, iremos tratar dessa situação, que é a mais comum. Ao deitar o painel, o furo fica próximo ao apoio impedindo a retirada do tensor após a concretagem. Sendo assim para painel deitados, utilizamos o sarrafo de pressão para travamento do pé da forma, substituindo o tensor.
Na parte de cima do painel, coloque o tensor no topo e faça o travamento com o passador. Assim não teremos tensores no meio da viga baldrame.
Após a montagem dos painéis, realiza o travamento dos alinhadores com as mordaças, conforme indicado no projeto ROHR. Vamos lá pessoal.
Trabalho concluído com sucesso, vamos conferir tudo com o nosso checklist.
Lembre-se de fazer uma última verificação nos travamentos dos tensores com os passadores, evitando assim que a fôrma se abra.
Verifique se o sarrafo de pressão está bem fixo no pé do painel e no apoio.
Cheque se as mordaças do alinhador estão em todas as emendas dos painéis.
Confira se a quantidade de grapa nas emendas dos painéis está conforme o projeto.
Verifique o alinhamento e o prumo dos painéis.
Lembre-se sempre de conferir as informações no seu projeto ROHR. O trabalho está concluído. Agora, você já sabe como montar as fôrmas para a viga baldrame da ROHR. Para mais vídeos, visite o site da ROHR ou acesse o qr code na sua tela.
Até o próximo Mãos à Obra.