Notícias

Obras, informações e produtos ROHR



Fôrmas – Painéis: Conheça algumas das principais diferenças


Fôrmas – Painéis: Conheça algumas das principais diferenças

Na construção civil, as fôrmas são utilizadas para moldar o concreto fresco dando forma aos mais diversos tipos de elementos estruturais. Um dos pontos mais importantes na análise das fôrmas é a adequação entre o número necessário de concretagens x o aproveitamento e eficiência dos painéis utilizados, é importante escolher o tipo de painel que melhor atende a sua necessidade, pois esse lhe proporcionará um custo m3 mais barato aumentando a rentabilidade na sua obra. Os painéis são sub divididos em superfície de contato e estrutura. Conheça algumas características dos diferentes tipos de painéis encontrados no mercado:

Painel de Madeira: São painéis com superfície de contato e estrutura do painel em madeira, são calculados tendo como base a NBR 7190 determinando além da espessura do compensado, os elementos na estrutura do painel e seus espaçamentos, sempre em função da pressão do concreto admitido para a situação tendo como base a NBR15696. Deve-se ficar atento, em alguns locais só é permitida a utilização de madeiras de reflorestamento.

Painel com elementos industrializados: São painéis com superfície de contato e estrutura em elementos industrializados deve atender a NBR15696 e demais normas pertinentes em função do material utilizado, aço, madeira, alumínio, etc. Nesse tipo de painel deve-se determinar também a espessura da superfície de contato assim como o espaçamento em função da resistência dos elementos tendo como base a pressão de concretagem adotada.

Painel industrializado: São painéis já estruturados com espaçamento da estrutura e espessura da superfície de contato do painel já definidos, portanto, apresentam pressão de concretagem máxima também definida e que não pode ser ultrapassada. A unidade de pressão mais utilizada no mercado e nas normas são: Kn/m2 ou Kgf/m2.

Painel industrializado Metálico: São painéis industrializados com superfície de contato e estrutura em metal, sendo utilizado no mercado basicamente aço ou alumínio, diferencia-se do demais painéis pelo alto número de reutilizações.

Painel industrializado misto: São Painéis compostos por estrutura e superfície de contato em materiais diferentes. Os mais utilizados são painéis com estrutura metálica (aço, alumínio) e superfície em compensado, fenólico, etc.

Painel industrializado plástico: São painéis com estrutura e superfície de contato em plástico, também com pressão máxima definida utilizada no dimensionamento do painel.

Sistemas de Fôrmas: com os painéis acima descritos e seus respectivos acessórios pode-se criar sistemas versáteis ou específicos em função da necessidade da obra, onde passamos a considerar além da reutilização do material a mão de obra para montagem, desmontagem e limpeza do material, mas esse é assunto para outra tópico.




Copyright © 2021 Rohr Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!