Escoramento de lajes: como fazer e tipos de escoras
Entenda a importância de realizar corretamente o escoramento de laje (cimbramento) durante a obra. A ROHR possui ótimas soluções em escoras metálicas.
Escoramento de lajes.
O escoramento de lajes (cimbramento) é o processo pelo qual um conjunto de elementos compõem uma estrutura provisória, podendo ser de madeira e ou de metal. O escoramento dá sustentação ao concreto até que este seja autoportante, sem apresentar deformações excessivas e/ou deformações estabelecidas por normas.
Portanto, o escoramento de lajes é um processo temporário, que pode ser desmontado parcialmente e, então, os esforços serão divididos entre a estrutura permanente (concreto) e a estrutura provisória (escoramento) ou pode ser retirado totalmente. Neste último caso, a estrutura permanente (concreto) deve apresentar condições de resistência que absorvam todos os esforços aplicados a ela, sem a participação de resistência pelo escoramento. A retirada do escoramento, seja parcial ou total, deve ser validada pelo Engenheiro Calculista.
Como escorar as lajes.
As etapas que envolvem o escoramento de lajes são: o levantamento das cargas atuantes, a verificação da capacidade de carga dos elementos resistentes (escoramento) e, então, o desenvolvimento de um projeto que atenda às normas técnicas e de segurança.
1) Desenvolver um projeto de escoramento.
O projeto de escoramento (cimbramento) deve ser concebido obedecendo as diretrizes que constam na NBR 15.696. No item 4.1.2 são especificados os requisitos mínimos para a elaboração desse projeto de escoramento e fôrmas. São eles:
- Especificar as cargas admissíveis dos equipamentos utilizados;
- Definir clara e exatamente o posicionamento de todos os elementos;
- Definir as cargas nas bases de apoio;
- Ser discriminado com plantas, cortes, vistas e demais detalhes, de tal forma que não fiquem dúvidas para a correta execução da montagem.
2) Analisar as cargas atuantes na estrutura provisória.
Por meio do projeto estrutural, é feito o levantamento das cargas atuantes, cargas como peso próprio da estrutura permanente, peso das fôrmas de fundo da laje, ação do vento, sobrecargas pertinentes. A norma 15696 impõe uma sobrecarga mínima de 200 Kg/m².
Temos ainda fatores que podem influenciar resistência do escoramento. São eles:
- Resistência do apoio da estrutura provisória (escoras).
- Acúmulo de concreto durante o processo do seu lançamento.
- Esforços horizontais devido às formas laterais para fechamento das lajes e vigas.
Na utilização de reescoramento é preciso levantar qual porcentagem da carga deverá ser absorvida pelo escoramento e qual porcentagem da carga será absorvida pela estrutura provisória. A NBR 15696 ainda prevê algumas considerações a serem aplicadas no reescoremento, como a sobrecarga mínima de 100 Kg/m² e o plano de remoção do escoramento.
Escolha a melhor opção de acordo com o seu projeto e nossa equipe de engenheiros entrará em contato:
3) Calcular o escoramento da laje.
O cálculo para o escoramento de laje deve ser feito por um engenheiro para que o procedimento ocorra de forma segura, sem risco de desabamentos.
As diretrizes para o cálculo o escoramento é apresentado na NBR15696 e demais normas pertinentes, determinada pelo material a ser utilizado. Como, por exemplo, 7190 para madeiras e 8800 para estruturas em aço.
4) Lajes mistas com vigas pré-moldadas.
O espaçamento do escoramento em lajes feitas com vigas pré-moldadas/treliçadas, cerâmica ou isopor e capa de concreto, é determinado pela capacidade resistente das vigas pré-moldadas/treliçadas. Lembrado que a abertura da escora ou o comprimento do pontalete está diretamente relacionada a sua capacidade de carga. Flambagem do elemento resistente.
Elementos estruturais com necessidade de contra flecha.
Alguns elementos estruturais, sejam por suas dimensões e ou cargas atuantes, necessitam de contra flecha. Essa contra flecha deve ser estipulada no projeto da estrutura permanente para que o projeto de escoramento atenda a esse requisito.
Para elementos que compõem o escoramento (estrutura provisória) a flecha máxima determinada no item 4.3. da NBR 15696 é de 1 + L/500 (em mm).
Tipos de escoras x pontaletes para lajes
A análise proposta para a definição na utilização do melhor sistema de escoramento para a laje é o quadro comparativo, verificando os pontos fortes e fracas dos sistemas estudados. Nesse caso, analisando escoras metálicas x pontaletes temos:
A escora metálica tem maior ajuste de abertura, além do ajuste fino na altura, maior durabilidade, maior resistência, não há perda de capacidade de carga com umidade, maior produtividade da mão de obra na montagem e desmontagem e redução de descarte de material pós-obra. Entretanto, apresenta um peso maior em relação à madeira.
Já o pontaletes têm maior facilidade de serem encontrados no mercado, porém é obrigatória a utilização de madeira de reflorestamento, passível de multa caso não seja comprovada a procedência da madeira.
Escoramentos metálicos para lajes
A ROHR possui ótimas opções de sistemas de escoramento metálico para lajes. Veja:
O sistema multidirecional de encaixe, Kibloc em aço, é constituído por postes, travessas e diagonais em tubos galvanizados, onde as rosáceas nos postes fazem o papel dos nós na estrutura, recebendo as travessas, as diagonais e os quadros guarda-corpos e, assim, efetivando o travamento da estrutura.
O sistema é composto por quadros trapezoidais, fabricados em aço galvanizado e com terminais tipo macho e fêmea. Formando, assim, torres de cimbramento com várias alturas, adequando-se ao projeto, com alta capacidade de carga.
Ideal para todos os tipos de obras, com ênfase em elementos estruturais mais robustos, como é o caso lajes mais espessas, onde os quadros ETEM são mais resistentes, sem perder a versatilidade.
Permite a movimentação vertical e horizontal das torres, podendo compor mesas deslocáveis (mesa voadora) de grande porte.
Escoras em aço galvanizado, compostas por tubo base e flauta, atendem a aplicações de cimbramento e reescoramento predial.
Permitem uma regulagem de 10 em 10 cm e possuem copo de rosca interna para regulagem fina.
As escoras recebem acabamento por galvanização ou pintura. Podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto com outros sistemas de escoramento, como o Kibloc, ETEM e Tubular, ou para reescoramentos.
O sistema de escoramento com escorões de alumínio é extremamente versátil, leve, com alto desempenho e alta capacidade de carga, significando melhor produtividade, custo-benefício e rentabilidade. Ideal para vencer alturas maiores, como por exemplo: pé-direito duplo, as escoras do sistema AluROHR podem ser travadas, compondo torres de alto desempenho de carga.
O sistema AluROHR permite a movimentação horizontal e vertical das torres, assim como sua constituição com vários montantes.