Notícias

Obras, informações e produtos ROHR



Orgulho de Goiânia, Centro Cultural Oscar Niemeyer tem a marca ROHR

Obras


Orgulho de Goiânia, Centro Cultural Oscar Niemeyer tem a marca ROHR

 

Inaugurado em 2006, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, também conhecido como CCON, é uma das principais atrações de Goiânia, quando o assunto é cultura e lazer. Obra contratada pelo Governo do Estado de Goiás, o espaço cultural foi construído pela Warre Engenharia, e contou com soluções oferecidas pela ROHR, durante os dois anos em que o projeto foi desenvolvido.

Seus principais edifícios foram construídos em formas geométricas, o que tornaram o Centro Cultural Oscar Niemeyer um dos ícones arquitetônicos de Goiânia. O espaço é composto por um retângulo que abriga as bibliotecas infantil, adulta, virtual e escritórios administrativos; um cilindro onde fica o Museu de Arte Contemporânea (MAC); uma estrutura em formato de meia laranja, similar ao Museu Nacional de Brasília, que abriga o Palácio da Música e uma pirâmide de 36 metros de altura que abriga o Monumento aos Direitos Humanos.

Com 18 colaboradores, a ROHR levou todo o seu conhecimento e profissionalismo para um desafio de grandes proporções. O Centro Cultural Oscar Niemeyer compreende um complexo com um prédio administrativo de 4.050 m², o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que ocupa 2.484 m² de área edificada, e o Palácio da Música, com 7 mil m², ao todo são quase 13.500 m².

A missão da ROHR foi viabilizar os melhores resultados e o menor preço. O principal destaque de nossa tecnologia foi o apoio das treliças T-30 sobre meio ETEM, formando um vão na parte central do Museu de Arte Contemporânea. Além de mão de obra e ETEM, fornecemos vigas metálicas e de madeira, fôrmas HF e painéis HT20.

O Centro Cultural foi projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012) e por isso foi batizado com o nome do arquiteto carioca. O CCON foi construído sobre uma esplanada de 26 mil m², a Esplanada Juscelino Kubitschek, praça destinada à realização de eventos, lazer e prática de esportes. Diariamente, o CCON é um local escolhido por fotógrafos para realizar ensaios. As fotos mostram a junção da arquitetura e das cores do céu, que se destacam, pois não há construções ao redor.

Atualmente o acervo do museu é composto por 1.200 obras de artistas como Beatriz Milhazes, Tarsila do Amaral, Carlos Scliar, Oscar Niemeyer, Carybé, Tomie Ohtake, Alfredo Volpi e tantos outros. É constituído por esculturas, desenhos, pinturas, gravuras, objetos, fotografias, instalações e mídias contemporâneas. Já o Monumento aos Direitos Humanos, a icônica pirâmide vermelha, possui 700 m² de área e abriga um auditório de 700 lugares, jardim de inverno e salão de exposições. No prédio das bibliotecas, há ainda um auditório com 135 lugares.

O Palácio da Música ostenta traços que se tornaram grandes símbolos da obra de Niemeyer. O concreto armado tão característico do mestre da arquitetura modernista dá forma ao esférico palácio, que, em 7 mil m², abriga um teatro com mais de 1.500 lugares, com fosso de orquestra, camarotes para 284 lugares e bar. A Orquestra Filarmônica de Goiás tem o palácio como sede. Desde 2012, quando foi recriada, a orquestra já realizou cerca de 100 apresentações no local, reunindo um público médio de 40 mil pessoas por ano.

Ao final da obra, a satisfação do cliente com as soluções apresentadas pela ROHR ficou evidente. Nossa equipe possui expertise técnica de engenharia, com foco no planejamento e na produtividade dos projetos em que atuamos. Também somos reconhecidos pela qualidade, rapidez e segurança da mão de obra de montagem de nossos equipamentos.

Conte sempre conosco para as soluções de sua obra. Nosso atendimento está disponível em diversas localidades do território nacional. Gostaria de realizar seu projeto de engenharia conosco? Entre em contato e faça um orçamento.




Receba nosso conteúdo exclusivo

Novidades de produtos, informações do mercado e projetos realizados pela ROHR

Copyright © 2024 Rohr Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!