Como montar uma escada para andaime multidirecional
Olá! Esse é mais um tutorial da ROHR! Esse é o Sales, nosso encarregado de montagem. Ele vai te ensinar como montar a escada provisória de acesso.
Antes de mais nada, é sempre importante falar de segurança do trabalho. Estou aqui com o Edson, que pode falar melhor.
Ok, Sales. Para toda atividade, a segurança do trabalho tem que estar sempre em primeiro lugar aqui na ROHR. Antes de mais nada, é muito importante salientarmos a importância dos EPI’s que utilizamos para esta atividade, como o capacete, o óculos de segurança, a luva, o protetor auricular, o cinto de segurança e o calçado de segurança.
Edson, o que é a A PR?
Bom Sales, a A PR nada mais é do que uma Análise Preliminar de Risco que tem como objetivo eliminar ou minimizar o risco existente na área de trabalho antes do início da atividade e averiguar alguns tipos de interferência, como piso desnivelado, rede elétrica ou algum tipo de interferência.
Muito bom! Vamos para a montagem. A escada provisória para acesso ela pode ser utilizada nos segmentos industrial, construção civil, infraestrutura e eventos. A escada provisória para acesso, e la é muito simples. Primeiro analisamos o local, ver se não há interferência. Aí sim, começamos a montagem.
Então é hora de colocar os montantes, sempre seguindo o projeto ROHR, que começa com um poste Kibloc de 0,25 com uma rosácea como essa.
Rosácea é esse disco com furos que prende as travessas e as diagonais, formando um nó. Depois disso, a gente entra com as travessas horizontais.
Aí finalmente travamos os conjuntos com a diagonal horizontal presa nos montantes. Agora vamos conectar os próximos postes acima do poste 0,25 e fazendo o ajuste para o nivelamento.
Em seguida, adicione as travessas e diagonais para o fechamento e travamento do anel da escada.
A ordem da montagem é basicamente a emenda dos postes, o fechamento das travessas, formando dois metros, e a colocação do diagonal vertical. Após a conclusão do primeiro anel, com dois metros, entrarão com as guias, com as travas, com degraus, espelho, guarda- corpo interno e externo.
Essa trava guia, ela é essencial porque ela evita que a escada possa abrir e assim vir a derrubar o degrau. Após a colocação da trava guia, entraremos com os degraus. A pós o término da colocação dos degraus e trava guias, a gora é hora de entrar com o espelho. A função desse espelho é travar o degrau, assim evitando que ele venha a cair.
Concluída a colocação dos espelhos. Então, a gente entra agora com o guarda- corpo externo e interno. V amos entrar agora com cavalete para patamar em balanço. É necessário travar os cavaletes com a travessa horizontal e sobre ele colocar o piso em alumínio. Agora vai entrar com uma travessa horizontal para travar os cavaletes.
Agora vamos colocar o guarda-corpo do patamar.
Agora é só seguir a mesma sequência para os demais patamares e assim alcançar a altura que foi definida em projeto. Se a escada for superior a 20 metros, ela terá quatro montantes a mais.
A sua escada de acesso provisório foi finalizada. Agora é hora de repassar o que aprendemos para garantir que está tudo certo. Confira se a sua escada está com bases firmes e niveladas. Veja se os travamentos das vias internas e externas estão colocados. Por último, observe se os pisos estão travados e se os espelhos estão colocados. Agora essa escada de acesso está pronta para uso.