MÃOS À OBRA



Como montar um andaime tubular


Olá! Neste vídeo nós vamos mostrar como fazer a montagem do Andaime Tubular da ROHR. O Salles e sua equipe vão conduzir este processo.

 

Antes de mais nada, é sempre importante falar de segurança do trabalho. Estou aqui com o Edson, que pode falar melhor. Ok, Sales. Para toda atividade, a segurança do trabalho tem que estar sempre em primeiro lugar aqui, na ROHR. Antes de mais nada, é muito importante salientar a importância dos EPI’s que utilizamos para essa atividade, como o capacete, o óculos de segurança, a luva, protetor auricular, o cinto de segurança e o calçado de segurança. Edson, o que é a APR?

Bom, Sales a APR nada mais é do que uma Análise Preliminar de Risco que tem como objetivo eliminar ou minimizar os riscos existentes na área de trabalho antes do início da atividade e averiguando alguns tipos de interferência, como piso desnivelado, rede elétrica ou algum tipo de interferência.

 

Muito bom! Vamos para a montagem.

 

Para a montagem do Andaime Tubular, vamos precisar de tubos galvanizados de uma polegada e meia, braçadeiras fixas, giratórias, luvas de união, placas de base ou macacos.

 

Após verificar o local da montagem do andaime, isole a área e separe os itens que vão ser utilizados na montagem. Vamos iniciar a fabricação das peças. Para a gente não ter que medir um por um, a gente faz essa pré fabricação para que as medidas saiam todas dentro do padrão necessário. Se for preciso, use um gabarito para facilitar. Agora vamos começar efetivamente a montagem do Andaime Tubular. Começamos com os macacos. Colocando o montante sobre o macaco ajustável. Esses montantes vão ser conectados com longarinas e travessas, com braçadeiras, e travados em seguida.

 

Nesse momento, a gente está fazendo o nivelamento da estrutura tubular. Pronto, feito o nivelamento, fez o primeiro anel, a gora a gente vai entrar com as horizontais. Vamos lá, pessoal? Essa horizontal, a função dela é manter o esquadro da torre. Devemos obedecer ao espaçamento entre os níveis de travamento, conforme descrito no projeto da montagem. Lembre-se que a distância entre os níveis de travamento fica em torno de dois metros.

 

Está sendo riscado para ser feito o próximo anel. Esse risco, essa medida, garante a mesma medida do anel de baixo. Uma vez que o de baixo foi nivelado, a parte de cima ficará nivelada também.

 

Agora está sendo feita a pré fabricação das peças, assim garante que todas saiam com a mesma medida. Aqui nós estamos colocando a diagonal como braçadeira giratória no montante, mas ela pode ser utilizada com fixa na travessa. Agora, é preciso fazer a emenda dos montantes para chegar na altura do andaime. A emenda dos montantes precisa ser feita próxima do anel para garantir a sua resistência. A dobra dos montantes serve para aumentar a capacidade de carga deles. Quando a montagem do andaime for superior a dois metros, utiliza se uma escada Marinheiro como essa aqui, com arco guarda corpo.

 

Tudo feito. Então é hora do check list. Primeiro, verifique se as bases estão firmes e niveladas. Confira se os tubos que formam o andaime estão devidamente travados. Verifique o prumo dos postes, travessas e longarinas. Confira as emendas dos postes com luvas. Eles não podem estar no mesmo anel nem no primeiro e último anel. Verifique se toda a plataforma está com piso travado e sem vãos abertos. É preciso garantir que haja guarda corpo com rodapé em toda a sua extensão.

Por último, verifique se a escada Marinheiro que dá acesso ao piso está com arco guarda corpo. Agora seu Andaime Tubular está pronto para uso.




Receba nosso conteúdo exclusivo

Novidades de produtos, informações do mercado e projetos realizados pela ROHR

Copyright © 2024 ROHR Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!