MÃOS À OBRA



Montagem de fôrma para tanque circular de concreto


Olá! Neste vídeo nós vamos te ensinar como montar o Tanque Circular da ROHR. O Sales e sua equipe vão conduzir este processo. Antes de mais nada, é sempre importante falar de segurança do trabalho. Estou aqui com o Edson, que pode falar melhor.

Ok, Sales. Para toda atividade, a segurança do trabalho tem que estar sempre em primeiro lugar aqui na ROHR. Antes de mais nada, é muito importante salientar a importância dos EPI’s que utilizamos para as atividades como capacete, o óculos de segurança, a luva, protetor auricular, o cinto de segurança e o calçado de segurança.

Edson, o que é a APR?

Bom, Sales, a APR nada mais é do que uma Análise Preliminar de Risco que tem como objetivo eliminar ou minimizar os riscos existentes na área de trabalho antes do início da atividade e averiguando alguns tipos de interferência, como piso desnivelado, rede elétrica ou algum tipo de interferência.

Muito bom! Vamos para a montagem. Vamos aos itens necessários: grapas, passadores, tensores e o grampo de fixação. Vamos iniciar o trabalho pela topografia, fazendo o gabarito da planta. Verifique se os painéis estão com aplicação de desmoldante. Se não estiverem, é necessário fazer a aplicação. Agora vamos iniciar a montagem da fôrma como descrito no projeto. Com a implantação dos painéis interno e externo, eles devem ser unidos com os tensores em todas as emendas. Tensor é essa peça a qui, ela funciona como gabarito e mantém a espessura do concreto.

Fôrma Flex é essa peça aqui, que une um painel ao outro. É importante lembrar que o travamento dos painéis é feito com a Grapa, a Grapa e essa peça aqui. Nos painéis, com a altura de 1m20, devemos ter ao menos 3 grapas e nas larguras dos painéis ao menos duas grapas. As grapas tem que ser colocadas sempre para baixo, para evitar que se soltem na hora da concretagem.


Atenção a fôrma e a ferragem não devem sofrer vibrações.


Use water stop para evitar vazamento. Essa borrachinha aqui, que é colocada no tensor com mosca. Mosca é esse corte para facilitar a quebra. Agora estamos aqui na área externa para fazer o fechamento da fôrma Tanque Circular. Estou aqui com o Adailton, que vai nos explicar e fazer o fechamento da fôrma.

Para isso, nós vamos dar sequência na montagem dos painéis, seguindo a mesma sequência que a gente já vinha fazendo no início da montagem até chegar no fechamento. Aqui estou colocando as grapas, unindo o painel ao Fôrma Flex. Aqui nós temos o tensor, o painel, vamos unir e prender com o passador, onde vai garantir a espessura e o travamento da fôrma. Aqui estamos colocando mais um Fôrma F lex para continuar a curvatura necessária. Nós vamos repetindo a colocação de painéis. Mais uma vez vamos travar o tensor com o passador ligando a forma. E vamos entrar com o último Fôrma Flex.

Bom, Sales. A qui nós finalizamos a montagem do nosso Tanque Circular. A forma está montada.


Ficou muito bonito, muito bom, muito seguro E se tivesse outro nível?

Caso tivesse outro nível, mais 1m20 no caso, ou 60 cm, de acordo com a necessidade da obra, a gente estaria repetindo esse processo, lembrando de sempre travar com os tensores e passadores e grapas, e nós estaríamos colocando um alinhador vertical para garantir o alinhamento.

Está pronto para concretar?

Na verdade, a gente precisa colocar as cordas de prumo, que a gente vai colocar agora, para garantir que a fôrma vai estar no prumo. Depois fazer um checklist final. Fazendo tudo isso, aí a gente pode concretar. Sales, já terminei de colocar as cordas de prumo, já estão devidamente colocadas, a fôrma já está aprumada.

Ok, então finalizada. Agora é hora do checklist.

Confira se os tensores estão devidamente colocados com os passadores e veja também se a quantidade de grapas está de acordo com as recomendações do projeto. Verifique o alinhamento vertical. Se tudo estiver ok, seu Tanque Circular está pronto para a concretagem. Até a próxima.




Receba nosso conteúdo exclusivo

Novidades de produtos, informações do mercado e projetos realizados pela ROHR

Copyright © 2024 Rohr Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!