Ciclopassarela Promete Facilitar a Vida dos Ciclistas em SP!
Obras
Como realizar uma grande obra em São Paulo com redução de impacto no trânsito?
A Ciclopassarela Bernardo Goldfarb, uma nova infraestrutura prestes a transformar a mobilidade urbana, conta com a participação da ROHR e suas soluções de Engenharia de Construção e Acesso. Com aproximadamente 700 metros de extensão, essa imponente estrutura conectará os bairros de Pinheiros e Butantã, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas para o trabalho, esporte e lazer. Além de ser um marco para a cidade, a ciclopassarela se destaca pela engenharia inovadora e integração com os principais sistemas de transporte da região. Descubra como essa obra está sendo realizada garantindo mobilidade mesmo durante a obra.
O desafio: Garantir fluidez e segurança durante a execução
O projeto, em parceria com a Concrejato Engenharia, apresentou uma demanda complexa. A Ciclopassarela é uma estrutura mista, composta de concreto e elementos metálicos, que precisa ser construída sobre uma área de tráfego intenso, incluindo as Marginais e o Rio Pinheiros. Durante a execução do tabuleiro de concreto, o fluxo de veículos não poderia ser interrompido, o que exigiu soluções precisas para garantir a segurança e continuidade da obra.
Nas áreas sobre as ruas, onde o tráfego permaneceu normal, a instalação de perfis metálicos foi essencial para manter os gabaritos de passagem de veículos. Já nas seções apoiadas diretamente no solo, torres ETEM foram utilizadas para o cimbramento. Além disso, a estrutura metálica foi aplicada de forma estratégica sobre as marginais e o rio, garantindo uma execução eficiente e dentro das exigências de mobilidade e segurança.
A solução diferenciada da ROHR
O que conquistou a confiança da Concrejato para este projeto foi a solução personalizada proposta pela ROHR, especialista em sistemas de escoramentos e estruturas metálicas. A flexibilidade no uso de diferentes materiais, como torres ETEM, perfis metálicos de vários tamanhos e treliças (conheça a R300), adequando-se às necessidades específicas de cada trecho da obra, foi um diferencial decisivo.
As torres ETEM, com sua robustez e estabilidade, suportaram o cimbramento nas áreas em solo, enquanto os perfis metálicos garantiram a passagem segura dos veículos em locais de maior fluxo. Para o vão sobre o Rio Pinheiros, uma estrutura metálica confeccionada especialmente para a obra foi utilizada.
Infraestrutura de mobilidade: Mais que uma obra, uma solução para São Paulo
A Ciclopassarela Bernardo Goldfarb é muito mais do que uma construção, ela representa um avanço significativo na infraestrutura de locomoção urbana. Com uma ciclovia bidirecional, rampas de acesso e escadas integradas, a obra oferece uma alternativa segura e sustentável para os ciclistas da cidade. Além disso, sua localização estratégica permite conexões diretas com a rede cicloviária existente, a Linha 4 do Metrô, a Linha 9 da CPTM, o Terminal Pinheiros e até a Universidade de São Paulo (USP).
A Ciclopassarela impactará positivamente os trabalhadores, estudantes, esportistas e moradores da região, consolidando-se como uma solução eficiente para o tráfego local, sem interferir no fluxo de veículos durante sua construção.
Excelência na entrega e atendimento
Durante todo o processo de execução, a ROHR manteve o compromisso de atendimento dentro dos prazos estipulados e conforme as exigências da obra. A parceria com a Concrejato, uma empresa com 45 anos de experiência em infraestrutura, restauro e modernização de edifícios, foi marcada pela eficiência e inovação.
A Ciclopassarela Bernardo Goldfarb é um exemplo claro da capacidade da ROHR em fornecer solução para projetos de grande complexidade, sempre priorizando a segurança, a funcionalidade e a sustentabilidade. Se você busca uma parceira confiável para projetos de infraestrutura e mobilidade, entre em contato com nossos engenheiros ROHR.