Informações

Notícias



Escoramento metálico

Escoramentos são estruturas provisórias que servem como apoio a vigas e lajes de obras da construção civil.

Para que serve o escoramento?

O escoramento é o suporte provisório para a estrutura que será permanente na obra, e resiste ao peso dos elementos escorados, de modo que se ocorrerem deformações, as mesmas estejam dentro do limite estipulado por norma. Os esforços do escoramento são transmitidos ao apoio, peça fundamental para a eficácia e segurança do sistema.

Como contratar a ROHR para o escoramento de minha obra?

Os escoramentos ROHR estão disponíveis tanto para locação quanto para venda, pois temos produção própria de escoramento por meio de nossa fábrica, situada em Casa Branca/SP. Também oferecemos mão de obra especializada para a montagem, manutenção e desmontagem dos escoramentos. Nosso atendimento para locação e venda de escoramentos é para todo o território nacional. Faça seu orçamento agora com o nosso time de engenheiros.

Quando cada tipo de escoramento deve ser utilizado?

Os sistemas de escoramento da ROHR possibilitam uma extensa diversidade de soluções para cada tipo de obra. Na maioria das vezes, qual tipo de escoramento a ser utilizado para determinada obra está na solução apropriada para o material a ser suportado. Para exemplificar, as Torres ETEM são mais utilizadas para escorar elementos mais pesados, enquanto os outros sistemas são mais utilizados para suportar elementos de menor peso.

Alta resistência Alta resistência
Suporte a fôrmas de concreto e sustentam lajes ou vigas
Produtividade

Produtividade
Fácil manuseio

Rapidez

Rapidez
Reduz tempo de execução da obra

Segurança

Segurança
Estrutura resistente que torna o canteiro de obras mais limpo e organizado

Redução de custos Redução de custos
Resultado de um equipamento seguro, ágil e produtivo

Que tipo de escoramento é necessário para um solo arenoso?

Essencialmente, terrenos arenosos necessitam de escoramento contínuo, sem intervalos entre as paredes, com o foco no apoio, o qual deve resistir aos esforços que são transmitidos pelos montantes, que podem ser escoras ou torres. Caso o apoio não suporte a pressão transmitida, ou diminuímos essa pressão aumentando a área de apoio do montante ou criando um apoio que resista aos esforços oriundos dos montantes.

Escoramentos em obras:
Como deve ser feito o escoramento de uma laje?

Analisando as cargas permanentes (peso da estrutura), sobrecargas e cargas acidentais. Podemos encontrar na norma 15696 diretrizes básicas para o cálculo do escoramento. O material utilizado também direciona para a verificação de outras normas pertinentes.
Para exemplificar a utilização de normas de acordo com o material de escoramento: Madeira: NBR7190; Aço: NBR8800; O Alumínio, como ainda não há no Brasil uma norma para estruturas de alumínio, propomos a utilização do Eurocod 9.

Qual a diferença entre escoramento e cimbramento?

Conceitualmente o escoramento é um cimbramento feito com escoras, porém, atualmente, escoramento e cimbramento são sinônimos. Assim como o cimbramento, o escoramento é uma estrutura provisória utilizada para suportar materiais permanentes na obra, como lajes e vigas.

O que é e quando utilizar o escoramento metálico?

O escoramento realizado com materiais metálicos, os mais utilizados são o aço e o alumínio. De alta aplicação, possui muitas vantagens em relação a escoramentos em madeira, por exemplo, em função da alta capacidade de carga do escoramento metálico, que reduz o número de montantes e a mão de obra de montagem e desmontagem do escoramento.

Acesse o blog para obras com escoramento metálico.

Solicite Orçamento



Receba nosso conteúdo exclusivo

Novidades de produtos, informações do mercado e projetos realizados pela ROHR

Copyright © 2024 ROHR Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!