Reescoramento e Escoramento Remanescente
Com o reescoramento e/ou escoramento remanescente trabalhando juntamente com o concreto, podemos melhorar a reutilização do escoramento, proporcionando grande economia na obra.
O que é o reescoramento?
O Reescoramento, como o escoramento remanescente, são as estruturas provisórias auxiliares, colocadas sob uma estrutura de concreto que não tem capacidade de resistir totalmente às ações provenientes de cargas permanentes e/ou variáveis, transmitindo-as às bases de apoio rígidas ou flexíveis.
Reescoramento e escoramento remanescente são sinônimos?
Não, na revisão da NBR 15696 eles são tratados de formas distintas, o escoramento remanescente é posicionado antes do início da concretagem e o reescoramento é posicionado após a conclusão do processo de concretagem.
Para que serve o reescoramento?
O reescoramento objetiva minimizar a utilização de escoramento por pavimento e, para isso, é considerada a resistência obtida pelo concreto em “x” dias de cura. Assim, parte dos esforços da estrutura permanente (ex: estrutura de concreto), como: cargas permanentes, sobrecargas e cargas acidentais, são absorvidos pelo reescoramento (estrutura provisória) e parte são absorvidos pela estrutura permanente.
Qual a diferença entre escoramento e reescoramento?
O escoramento suporta o peso total da estrutura permanente, por meio de seu sistema de escoras verticais e/ou torres. Após a concretagem, com o ganho de resistência da estrutura permanente, podemos retirar parte do escoramento, e o escoramento restante passa a ser determinado como reescoramento, trabalhando juntamente com a estrutura permanente.
Escolha a melhor opção de acordo com o seu projeto e nossa equipe de engenheiros entrará em contato:
Quais os produtos da ROHR mais utilizados em reescoramento?
As escoras ROHR, em aço galvanizado, atendem a aplicações de escoramento predial. Clique aqui para conferir todos os detalhes deste produto e fazer o seu orçamento com o nosso time de engenheiros.
O sistema AluROHR, formado por escorões de alumínio, também é bastante utilizado em reescoramento, por ser leve, versátil e de alta capacidade de carga. Utilizados em locais com grande altura de pé direito.
Obras de destaque com reescoramento ROHR:
E confira também:
Como deve ser feito um projeto de escoramento