Notícias

Obras, informações e produtos ROHR



Sistema de fôrmas HF e cimbramento ROHR para obra de viadutos em Hortolândia


Sistema de fôrmas HF e cimbramento ROHR para obra de viadutos em Hortolândia

Com o compromisso de sempre oferecer a seus clientes conhecimento e inovação à altura dos desafios de alta complexidade da engenharia, a ROHR participou de mais uma obra de infraestrutura, desta vez no município de Hortolândia, a 97 quilômetros da capital paulista. Projeto de grande importância para a mobilidade da região, o corredor metropolitano Noroeste teve dois viadutos construídos sobre a via férrea, estruturas que integram o trecho Hortolândia-Sumaré-Campinas, com alças de acesso à rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), principal via de ligação com Campinas.

Para esta tarefa, a ROHR utilizou o sistema de fôrmas leves HF, solução que se mostrou ideal para o trabalho de edificação das vigas pré-moldadas, para os encontros dos viadutos e para as laterais das vigas travessas. Por terem diversos tamanhos de painéis metálicos, as formas leves HF facilitam a execução dos trabalhos com vigas pré-moldadas de concreto, uma vez que essas estruturas possuem uma geometria bastante irregular. Em Hortolândia, apresentamos um projeto com boa solução de fôrmas, o que tornou bem mais ágil a execução das vigas no canteiro de obra. Podemos afirmar que esse foi um grande diferencial, assim como o atendimento feito na obra e um projeto com ótima qualidade.

Outra tecnologia ROHR adotada para este projeto foi o sistema ETEM, utilizado para o cimbramento das vigas travessas dos dois viadutos. O sistema ETEM é considerado perfeito para esta função por ter uma grande capacidade de carga. Durante as obras também foi utilizada a escada de acesso em Kibloc, conhecida por sua versatilidade. Temos a certeza de que conseguimos cumprir com sucesso mais este projeto de infraestrutura que tinha como foco tanto a aparência como a agilidade de colocação das vigas pré-moldadas dos dois viadutos.

Veja também: Locação de andaimes | Escoramento

A obra foi conduzida pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e realizada pelo consórcio das empresas Souza Compec e Etama. O novo acesso vai ajudar a reduzir o volume de tráfego rodoviário em Hortolândia, amenizando a sobrecarga de trânsito nas vias principais da cidade. Em anos recentes, o tema mobilidade tem ganhado cada vez mais destaque, sendo encarado como um dos grandes desafios para a gestão das cidades. Com isso, inovações em engenharia estão entre as soluções buscadas para equacionar os efeitos do crescente volume de veículos em ruas e avenidas.

A ROHR, que acumula quase 60 anos de experiência nessa área, está sempre pronta para oferecer o que existe de mais avançado aos seus clientes. Conte sempre conosco para as soluções de sua obra. Nosso atendimento está disponível em diversas localidades do território nacional. Gostaria de realizar seu projeto de engenharia conosco? Entre em contato e faça um orçamento.




Copyright © 2021 Rohr Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!