Notícias

Obras, informações e produtos ROHR



Tirante e Tensor – Sistemas para Travamento de Fôrmas de Concreto


Tirante e Tensor – Sistemas para Travamento de Fôrmas de Concreto

Os sistemas de fôrmas para concreto possuem uma ou duas faces. No sistema de duas faces, se faz presente um acessório que proporciona o travamento entre os painéis e resiste a pressão do concreto fresco no painel.

O tirante e o tensor são os modelos de acessórios de travamento de sistemas de fôrmas de concreto de duas faces mais utilizados no Brasil.

Vamos conhecer abaixo as principais características destes acessórios:

Tirante para Fôrma de Concreto

Os tirantes geralmente são barras roscadas, usualmente com diâmetro de 5/8”, travados ao painel por meio de porcas.

Tirante forma concreto

Tirante para Fôrma de Concreto

Em aço 1020, 1045 ou aço especial (diwidag), os tirantes para fôrma de concreto são fabricados de acordo com sua capacidade de carga em função do material utilizado.

A porca fica apoiada no painel, necessitando uma galga (um espaçador entre os painéis) para que os painéis não se fechem e que permaneçam com a dimensão definida ao elemento estrutural no projeto executivo.

Para retirar o tirante de dentro do concreto endurecido, utiliza-se uma bainha, geralmente feita com tubo de pvc, em conjunto com cones plásticos. A bainha serve como uma proteção externa do tirante, enquanto os cones, conhecidos na obra como “chupeta”, são aplicados na sua extremidade, encostando nos painéis.

No caso de paredes que necessitam estanqueidade (reservatórios, tanques etc.), o tirante é segmentado em duas partes, ligadas por uma emenda hidráulica que ficará no meio da parede. Os dois segmentos que encontram o painel utilizam a bainha e o cone plástico para a retirada dos tirantes, mas a emenda hidráulica é deixada dentro do concreto. Os vazios que ficam após a retirada dos segmentos de tirante são preenchidos com grout.

Os tirantes também são conhecidos na construção civil por jargão como agulhas.

Tensor para Fôrma de Concreto:

Os tensores são barras chatas usualmente em aço, com dimensões de 1 polegada de altura por 3 milímetros de espessura, e são travados nos painéis por meio de pinos e/ou parafusos.

 

Tensor forma concreto

Tensor + Cone + Water Stop para Fôrma de Concreto

Esse travamento do tensor ao painel é realizado num berço existente no painel, impedindo que o painel se abra com a pressão do concreto e que não se feche. Descarta-se, assim, a necessidade da Galga, ou seja, os tensores já são fabricados na espessura do elemento estrutural, conforme projeto executivo.

Tensores são fabricados com diversas ligas sendo as mais utilizadas: 1020, 1045 e 1060, influenciando diretamente na sua capacidade de carga.

Nos tensores também são utilizadas bainhas, nesse caso plásticas, para auxiliar sua retirada de dentro do concreto endurecido. Além das bainhas, ainda se aplica vaselina industrial, para minimizar o atrito do tensor com o concreto, facilitando a remoção.

No caso de paredes hidráulicas, os tensores possuem o acessório Water Stop, em Neoprene, que impede a percolação de água dentro do concreto. Além disso, os tensores têm recortes que permitem a quebra das suas extremidades após o concreto estar endurecido, abandonando o conjunto (restante do tensor + Water Stop) dentro da estrutura. Os vazios que ficam após a retirada das extremidades do tensor são preenchidos com grout.

Os tensores também são conhecidos na construção civil por jargão como facas.

Saiba mais sobre os sistemas de fôrmas metálicas ROHR e faça seu orçamento.

 

 

Fôrma Leve
ROHR HF

A fôrma ROHR HF é composta por painéis leves, com estrutura e superfície de contato 100% em aço. Sua superfície de contato em aço permite inúmeras reutilizações, sem as indenizações por reposição…

Fôrma Leve ROHR HF

Sistema de Fôrma ROHR FAS

Consiste em um painel estruturado em aço, com superfície de contato em aço especial ou compensado 18mm. Proporciona agilidade e qualidade na execução de estruturas de grande porte. Suporta pressão…

Sistema de Fôrma ROHR FAS

Sistema de Fôrma Trepante

O Sistema de Fôrma Trepante ROHR FAT, quando utilizado para fôrmas de duas faces, possibilita ao usuário da fôrma afastá-la da superfície concretada, permitindo sua limpeza pós concretagem e…

Sistema de Fôrma Trepante

Sistema de Fôrma Poker para Pilar

O sistema de fôrma poker apresenta alta capacidade de carga, ideal para concretagem de pilares. Trabalhando em formato cata-vento, esse sistema possibilita que com apenas uma modulação de painel…

Sistema de Fôrma Poker para Pilar

Módulos Curvos e Circulares

O sistema de fôrmas curvo ROHR FAC permite a execução de elementos curvo sem concreto, adequando seus painéis às geometrias da estrutura. O painel proporciona excelente acabamento ao concreto com…

Módulos Curvos e Circulares




Copyright © 2022 Rohr Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!